Home: Emprega360
Home: Emprega360

Desenvolvimento pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal e profissional
05/01/2024 13h28

Um dos objetivos de grande parte das pessoas, está relacionado ao desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas delas conseguem chegar longe, enquanto outras, ficam estagnadas no mesmo lugar. Será que a sorte é um fator essencial para o sucesso?

Um dos segredos para ser bem-sucedido na vida profissional não está no acaso, e sim na estratégia de ação e na possibilidade que cada um cria para si mesmo. E esse processo de aprendizado e superação deve ser constante.

Confira algumas dicas que preparamos sobre desenvolvimento pessoal e profissional:

1. Defina os seus objetivos:

Quais habilidades agregariam na sua vida profissional?

Pense nisso e anote tudo no papel para fazer desse interesse uma meta, com um prazo a ser cumprido. Logo, se você quer alcançar uma carreira de sucesso, escreva seus objetivos e leia-os todos os dias.

Isso faz com que você mentalize a realização deles e reforce um vínculo. Depois, deixe exibido na tela do seu celular ou onde tiver mais acesso.

2. Crie um Networking

Manter um bom relacionamento interpessoal também é fundamental para quem está em busca de crescimento. Preserve o contato com antigos professores e colegas de escola e da faculdade.

 Desenvolva um convívio harmonioso com os companheiros de trabalho, além de pessoas e líderes que trabalham em vários setores da empresa. Discutir interesses, compartilhar informações, conhecer o perfil profissional e trocar vivências é o ponto de partida para construir um networking consistente.

3. Seja curioso (a)

Curiosidade, no ambiente de trabalho, não quer dizer buscar detalhes da vida dos outros colaboradores. Um profissional curioso é aquele que tem interesse por outras funções e atividades, além da sua. É aquele que tem abertura para a novidade e que não tem problemas em sair da zona de conforto para fazer experiências inéditas.

O mercado de trabalho valoriza bastante essa característica. A curiosidade vem junto ao interesse em conhecer os resultados, os posicionamentos, os processos e os objetivos da empresa. Quem tem esse atributo também demonstra disposição para melhorar sua performance e ficar mais alinhado às expectativas da corporação.

Um dos resultados disso é que, quanto mais informações novas você adquire, maior será a chance de diversificar as possibilidades de atuação. A curiosidade também facilita a conversa com outras áreas, fora e dentro da empresa, favorecendo um perfil mais abrangente.

4. Aprenda com os feedbacks

Em algum momento da vida, é comum que o colaborador se depare com o fracasso na vida pessoal ou profissional. Nem sempre é fácil e prazeroso, mas é possível aprender algo bom de alguma coisa que não funcionou da maneira que se esperava.

Ainda é possível considerar o feedback como uma excelente ferramenta de crescimento profissional e pessoal. Com ele, você consegue ter um retorno sobre as suas ações, resultados e comportamentos, podendo extrair das informações o seu ponto forte e de melhoria.

Artigos relacionados: