Guia completo para encontrar os melhores talentos para a sua empresa
Saiba como encontrar os melhores talentos para a sua empresa com um recrutamento mais assertivo
O Jovem Aprendiz é um programa muito importante do governo federal, amparado pela Lei Federal 10.097/2000. Ele foi criado pensando na inserção do jovem no mercado de trabalho. Afinal, como todos sabem, o primeiro emprego é um grande desafio na vida dos brasileiros.
Isso porque trabalhar com contrato assinado, de modo formalizado e sem incorrer em riscos do não atendimento de direitos trabalhistas, é um desejo de muitos adolescentes e jovens. Isso é muito importante, sobretudo, para os estudantes que já ajudam no orçamento doméstico.
Contudo, como ser um Jovem Aprendiz? Quais são as prerrogativas? E, principalmente, como montar um currículo ideal? Saiba mais neste conteúdo.
Como você viu nesta introdução, o Jovem Aprendiz é um trabalhador que segue um contrato diferenciado dos demais colaboradores de uma empresa.
Confira, portanto, algumas condições:
Idade entre 14 e 24 anos;
Contrato de trabalho temporário, de no máximo 2 anos;
União da formação teórica e prática (pois o jovem precisa estar estudando e passando por cursos de qualificação profissional);
Carga horária de 4 a 6 horas por dia, podendo chegar a 8 horas em alguns casos.
Estar estudando no ensino fundamental ou médio.
Como você viu, é necessário que o Jovem Aprendiz esteja matriculado numa escola e frequentando as aulas, pois é este vínculo que determinará a continuidade do contrato com a empresa.
Todas as empresas são obrigadas a ter jovens aprendizes, mas desde que elas atendam a certas condições, como:
Ter, no mínimo, 7 profissionais contratados nas funções que demandam formação profissional;
Ocupar no mínimo 5% e no máximo 15% do seu quadro de colaboradores com jovens aprendizes.
Sendo assim, se você é um adolescente ou jovem na faixa etária do programa, verifique junto às empresas da sua cidade quais contratam pessoas no seu perfil.
Mas para isso é importante ter um currículo bem estruturado em mãos. Saiba como fazê-lo a seguir.
O estudante que anseia ser um Jovem Aprendiz em uma empresa da sua cidade deve, primeiramente, desenvolver um bom currículo.
Mas como criá-lo sem experiência anterior? Neste caso, você precisa destacar seus estudos e soft skills, que são as habilidades comportamentais.
Portanto, o primeiro passo é:
Informar seus dados pessoais atualizados;
Preencher o campo de formação acadêmica com o seu nível de ensino, como por exemplo, 1º ano do Ensino Médio na escola estadual, municipal, federal ou particular (acrescentando o nome) e informando ainda o ano de início, com a observação de que ainda está cursando.
Citar suas soft skills (habilidades comportamentais), como boa comunicação, proatividade, flexibilidade, capacidade de trabalho em equipe, entre outros aspectos que sejam característicos do seu perfil.
O Jovem Aprendiz pode se destacar no currículo criando um documento mais moderno e atual.
Isso porque como ele já está acostumado com a tecnologia, poderá criar um currículo digital e com links clicáveis que levam para o seu endereço de e-mail, telefone ou redes sociais. Além disso, também é possível criar um vídeo de apresentação.
Gostou das dicas? Todos esses recursos estão disponíveis na plataforma do Currículo Interativo. Você pode conferi-la clicando aqui.
