Os 7 passos mais importantes na hora de montar currículo
Na hora de montar currículo é fundamental saber “vender seu peixe” para a pessoa recrutadora
O processo seletivo é um dos momentos mais importantes na vida de quem está procurando emprego. Isso porque ele significa que você já passou na triagem inicial e está pronto para ir para as próximas etapas, como entrevista, teste e dinâmica de grupo. Mas como se comportar para passar no processo seletivo e ser finalmente contratado?
Veja as dicas deste conteúdo e saiba como aumentar as suas chances de contratação.
O primeiro passo para se destacar no processo seletivo é possuir um bom currículo. Enfim, ele precisa ter dados pessoais atualizados, formação escolar, histórico escolar, idiomas, um vídeo de apresentação e links clicáveis que levem o recrutador até as suas redes sociais.
Além disso tudo, é importante usar palavras-chave da vaga no objetivo principal e no resumo sobre você. Isso ocorre porque muitas empresas usam plataformas de automatização que permitem a busca dos melhores candidatos pelas palavras-chaves relacionadas à vaga.
Para se destacar no processo seletivo, é muito importante que você demonstre ao recrutador que pesquisou sobre a empresa. Dessa forma, ao participar da entrevista pessoal, você poderá perguntar mais detalhes sobre a empresa a partir das suas pesquisas, como o momento em que ela está vivendo (se de crescimento, por exemplo).
Você também poderá usar informações da pesquisa a seu favor, como falar que os seus anseios estão alinhados à missão, visão e valores da empresa.
Caso você seja chamado para a entrevista com o recrutador ou outro líder da empresa, seja pontual, chegando pelo menos 10 minutos antes do combinado. E se a entrevista for remota, certifique-se da qualidade do sinal da internet, do microfone e da câmera.
Apresente-se bem, de preferência com o mesmo estilo de roupa que é usado pelos funcionários da empresa. Portanto, se o dress code é casual, não fica bem usar um terno para a entrevista, ok?
Ao ser chamado para a entrevista e ser questionado sobre o emprego anterior, você não precisa usar adjetivos, dizendo que você era um bom funcionário.
Nesse contexto, prefira usar exemplos, como “bati a meta durante 3 meses consecutivos” ou “melhorei o engajamento da equipe em 50%”. Mas lembre-se de não mentir. Além disso, habitue-se a ter metas pessoais de crescimento na empresa e de marcá-las para eventuais entrevistas de emprego em outras empresas.
Se você deseja realmente trabalhar nesta empresa, seja claro e objetivo. Portanto, expresse ao recrutador o desejo de ser contratado por “x” motivos. Você pode, destacar, por exemplo, que tem os mesmos propósitos da empresa, que deseja continuar estudando para conhecer mais sobre a área de atuação da empresa, que gosta de novos desafios e que está ali para contribuir com a equipe.
Viu como é fácil se destacar no processo seletivo de uma empresa e conquistar a tão sonhada vaga?
Mas para isso, é importante ter autodisciplina, organização e foco. Afinal de contas, fazer qualquer entrevista, sem envolvimento com a empresa, realmente não chama a atenção da pessoa recrutadora.
Desse modo, explore seus diferenciais no momento da entrevista e se destaque.
E para ter um currículo totalmente inovador e completo, visite o portal Currículo Interativo para saber como se destacar a partir do seu currículo.
