Você é MEI (Microempreendedor Individual) e o seu faturamento anda baixo? Então, saiba como lotar agenda e conquistar mais clientes. Para começar, tenha uma apresentação profissional do seu negócio. Mas, além disso, outros elementos estão envolvidos. Saiba mais neste conteúdo.
Só para lembrar você, o MEI é o profissional autônomo ou liberal que tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) dentro do regime tributário do Simples Nacional.
Sendo assim, ele pode vender produtos ou serviços cujo faturamento anual máximo seja de R$ 81 mil (em 2022).
Enfim, se você não tem estrutura para ser uma pequena e média empresa, você se classifica como MEI e pode se formalizar.
Mas, independentemente da classificação, um fator que move todos os empreendimentos é: o cliente. Portanto, sem eles o seu negócio não prospera. E como atraí-los? Com um portfólio bem atrativo.
Crie um portfólio profissional e atrativo
A dica número 1 e de extrema importância é: crie uma apresentação profissional através de um currículo/portfólio contendo todas as informações sobre você e o seu negócio.
Não é preciso expôr preços, mas sim deixar claro ao seu futuro cliente as soluções que você traz.
É muito importante, portanto, colocar todos os seus dados pessoais, as suas experiências, cursos realizados, clientes já atendidos e muito mais.
Você também tem a possibilidade de gravar um vídeo de apresentação, que pode ser feito pelo celular. Nele, igualmente, resuma suas principais qualidades e como elas podem auxiliar o seu cliente em uma questão pontual que ele está vivendo.
Mesmo sem ser especialista em design e layout profissional, capriche na apresentação a fim de que o futuro cliente tenha uma boa impressão dos seus serviços.
E não se esqueça de deixar dados de contato em evidência, com os seus links de contato para facilitar o acesso do seu público-alvo.
Faça campanhas e promoções
Apesar de ser um pequeno empresário, ouse e crie campanhas e promoções que atraiam o seu público. Se você tem um salão de beleza, por exemplo, que tal criar um combo com preço especial envolvendo unhas, cabelos e hidratação?
Ou ainda se você vende lanche na garagem da sua casa, o que acha de criar uma promoção de sexta-feira, por exemplo, onde o cliente pode ganhar um refrigerante ao comprar um lanche?
Divulgue seus produtos/serviços na internet
Não é preciso gastar nada para abrir uma página para o seu negócio no Facebook e Instagram. Dessa maneira, capriche no visual, faça postagens atrativas para o seu público e interaja com os seus seguidores.
Com o tempo, você verá que a página irá crescer e servir como um cartão de visitas do seu empreendimento.
Afinal de contas, se o seu produto/serviço for bom, os seus clientes servirão como divulgadores da sua marca.
Conclusão
Para lotar agenda do seu negócio como MEI esses são os primeiros passos. E não se esqueça: na hora de criar o seu portfólio/currículo use a plataforma Currículo Interativo. Nela você encontra páginas pré-configuradas para você criar uma apresentação profissional.
E o melhor: você não precisa baixar nenhum programa nem ter conhecimento técnico para fazer o seu material.
