A falta de experiência profissional no currículo assombra muitos jovens que estão procurando o primeiro emprego. Alguns candidatos temem não conseguir uma boa oportunidade, pois não possuem registro em carteira. Mas, então, como conseguir convencer o recrutador que você tem condições de assumir a vaga?
Realmente, essa é uma preocupação justa, pois muitas empresas não têm esse olhar humanizado e querem pessoas novas, porém, “prontas” para a vaga. Isso ocorre porque muitas organizações não estão preparadas para receber pessoas em nível de primeiro emprego.
Assim, elas acabam exigindo muitos conhecimentos, no entanto, pagando salários equivalentes a pessoas que estão fazendo estágios.
Entretanto, se você quer vencer essa barreira da falta de experiência profissional, saiba como preencher seu currículo e deixá-lo atrativo.
Valorize suas habilidades comportamentais
Não importa se você não tem experiência. Valorize o fato de você ter vontade e disposição para aprender. Afinal de contas, a geração Z (nascidos a partir dos anos 2000) tem facilidade para lidar com a tecnologia, se relacionar com pessoas jovens e demonstrar sua opinião, contribuindo portanto com os projetos da empresa.
Além de tudo, enalteça suas soft skills - como são chamadas as habilidades comportamentais. Veja exemplos das características mais requisitadas nas empresas:
-
Boa comunicação;
-
Flexibilidade para mudanças (de metodologias e funções);
-
Proatividade (se antecipar aos problemas);
-
Trabalhar bem em equipe;
-
Receber bem os feedbacks (aprender com os retornos negativos dos superiores);
-
Vontade de aprender sempre mais.
Anexe um teste comportamental
Assim, para dar ainda mais evidência ao seu perfil comportamental, a dica é responder a um teste de mapeamento comportamental e anexá-lo ao seu currículo.
O mais famoso (encontrado gratuitamente na internet) é o DISC, que avalia os seguintes aspectos comportamentais:
D: dominância (como você lida com desafios);
I: influência (como você lida com pessoas e influencia os demais);
S: estabilidade - do inglês 'Steadiness' - (como você lida com mudanças);
C: conformidade - (como você lida com regras).
Destaque seus trabalhos voluntários e estágios
Diante da falta de experiência profissional em empregos formais, você pode destacar em seu currículo trabalhos voluntários, causas que apoia e estágios da época de estudante.
Desse modo, abra um adendo em “Informações complementares” do currículo e insira detalhes sobre um trabalho voluntário em uma ONG, na igreja do seu bairro ou ainda uma participação em um projeto.
Dessa maneira, o recrutador vai conseguir identificar que você é uma pessoa ativa e que tem um espírito colaborativo, o que é muito valorizado nas empresas hoje em dia.
Evidencie seus cursos
Supondo que você apenas terminou o Ensino Médio e está procurando um emprego, mas não tem experiência, coloque em seu currículo certificados de cursos realizados em busca de qualificação profissional.
Hoje em dia há uma infinidade de cursos gratuitos e a distância que podem ser feitos pelas plataformas educativas na internet.
Nesse contexto, o recrutador verá que você está se esforçando e que merece uma chance de adquirir sua primeira experiência profissional.
Conclusão
Para enaltecer suas habilidades, mesmo sem ter experiência profissional, conte com uma plataforma de geração de currículos digitais.
Estamos falando do Currículo Interativo, que é um serviço on-line e totalmente gratuito para você criar um currículo moderno e completo.
Acesse o nosso portal para fazer o seu.
