O que colocar no currículo quando não se tem experiência profissional?
Com ou sem experiência profissional no currículo, destaque as suas habilidades comportamentais
Cada pessoa tem um perfil profissional, não é mesmo? Uns são mais extrovertidos, outros mais sensitivos, e por aí vai. Mas como usar essas características pessoais para escolher a profissão ideal? Confira um resumo neste post.
É bom lembrar que existem vários testes vocacionais no mercado. Por isso, além de fazer seu currículo completo, é fortemente recomendado que faça um teste de vocações para identificar qual área você deve se dedicar.
Portanto, saiba neste conteúdo em qual perfil profissional você se encaixa e comece a pensar em qual profissão seguir.
A psicologia considera oito personalidades mais comuns entre os indivíduos. Elas são marcadas pelas seguintes características:
Extroversão (E);
Introversão (I);
Sensação (S);
Intuição (N);
Pensamento (T);
Sentimento (F);
Julgamento (J);
Percepção (P).
Se você tem essas características como predominantes, você tem uma alta capacidade de superar desafios. As profissões mais indicadas são advogado, engenheiro, administrador e cientista.
Essas são as características de pessoas que se preocupam com o bem-estar do próximo. As carreiras mais indicadas são as de enfermagem, assistência social e gestão ambiental.
Essa é a marca das pessoas que têm grande senso de responsabilidade. Portanto, podem se dedicar às carreiras de contabilidade, ciências, auditoria e educação.
Com essas características, você terá um perfil profissional voltado às artes, gastronomia, moda e design.
Essas características são típicas de profissões que precisam conquistar a confiança das pessoas, como psicólogos, médicos, dentistas, assessores de imprensa, professores e ainda assistentes sociais.
Essa combinação de características fazem a pessoa com este perfil profissional não ter medo de desafios. Portanto, podem se dedicar a profissões complexas, como na área de Tecnologia da Informação.
Este é o perfil profissional das pessoas que gostam de analisar cada situação antes de tomar uma decisão. É ideal para seguir carreira de arquitetura, química, matemática e ciências da computação.
Essas pessoas têm muito carisma e espírito de liderança. Portanto, são perfis mais alinhados às profissões de vendas, coach, professor ou político.
Com esse conjunto de características, as pessoas são mais energéticas e engajadas. Desse modo, podem se dar em carreiras como Relações Públicas, Artes, Vendas e outras.
Se você tem essas características, certamente é uma pessoa curiosa e muito antenada. Enfim, as profissões mais recomendadas são design, publicidade e marketing.
Esse conjunto de características deixam o indivíduo mais propenso a seguir as carreiras de empresário, marketing, Relações Públicas e corretor de imóveis.
Pessoas com esse perfil são muito criativas e positivas. Por isso, podem se dar bem em carreiras como Direito, Jornalismo, Política e Psicologia.
Como você viu neste post, é possível encontrar a profissão ideal de acordo com as características do perfil profissional. Afinal de contas, conhecendo melhor nossas preferências, reações e emoções é mais fácil encontrar uma profissão que nos realize.
Após isso, você vai precisar construir um bom currículo, que seja uma ferramenta para a conquista de um ótimo emprego.
Sendo assim, conheça a plataforma do Currículo Interativo e saiba como se destacar ainda mais no mercado.
